#INDICALIVROS – 5ª ed: Manual de História Oral

MANUAL DE HISTÓRIA ORAL (Verena Alberti)
3ª edição
Compre nas Americanas por R$ 34,90 e na Estante Virtual por R$ 32,90

“Pesquisadores e estudiosos das diversas áreas das ciências humanas não podem prescindir desta obra de referência, abrangendo todas as etapas de preparação, realização e tratamento de entrevistas de história oral. 
O manuel fornece orientações preciosas para a implantação de programas de história oral, a preparação e realização de entrevistas e o tratamento e difusão do acervo, considerando as novas tecnologias de informação disponíveis.”

Estamos aqui com mais uma edição do
IndicaLivros tendo hoje, como não poderia deixar de ser, uma ótima
representação de obra da autora Verena Alberti. Para quem não sabe, Alberti é formada em história pela Universidade Federal
Fluminense, mestre em antropologia social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Museu Nacional, da
Universidade Federal do Rio de Janeiro, e doutora em teoria da Literatura pela
Universidade de Siegen (Alemanha). Coordenadora do Programa de História Oral do
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (Cpdoc)
da Fundação Getúlio Vargas e professora de história da Escola Alemã
Corcovado, no Rio de Janeiro 
Bom, fica fácil falar apenas da obra que pelo resumo acima deu para perceber que apresenta um ótimo conteúdo, muito pertinente para acadêmicos e professores que estão naquele momento de escrever suas monografias e/ou dissertações. O livro trata sumariamente de técnicas e abordagens das metodologias presentes nesses trabalhos que realizamos e que necessita do tato oral, como por exemplo, a entrevista. Muita gente não sabe como realizá-la, modelo de questionário, como se portar, como iniciar/encerrar a entrevista. Tudo isso está minuciosamente explicado no livro. E além do que já disse, nos capítulos finais a autora ainda aborda a questão de como tratar essa oralidade produzida/gravada/filmada de forma que não perca sua característica pessoal na escrita. 
Com uma escrita altamente acadêmica, o livro é indicado para quem realmente deseja se aprofundar nas metodologias de como inserir os ensinamentos feitos pela autora na hora de partir para a pesquisa-campo dos trabalhos técnicos. Sobrepondo-me à essa visão, não é de todo complicado entender o ponto que Alberti deseja chegar, pois sua perspicácia quanto ao tratamento do assunto nos leva a curiosidade e a ficar alerta quanto ao modo que ela repassa sua posição. 
Sendo assim, espero que tenham gostado da dica de hoje. Confesso que este livro foi minha orientadora de TCC que me emprestou para ajudar-me na monografia. Achei de todo útil e muito simples quando é falado a respeito das Entrevistas e dos contextos que devemos dar à bibliografia dos entrevistados. É isso! Até a próxima edição dessa seção que ocorrerá semana que vem, Aguardem! 

Sobre a Autora

Rate this post
Compartilhe este post