O PARALELISMO ENTRE VYGOTSKY E PIAGET: O SÓCIO INTERACIONISMO HUMANO NA PISCOLOGIA

A
psicologia de Vygotsky é acrescida de aspectos que são dividas em quatro
camadas: filogênese, ontogênese, sociogênese e microgênese. Em cada uma delas há
características específicas e individuais que definem técnicas de aprendizado
do comportamento sócio interacionista do Homem.
Partindo
das concepções acerca do processo de formação de conceitos de formações,
impõem-se ligações com a cultura, linguagem, pensamento e subjetivismo. Com
isso, as teorias de Vygotsky, em alguns pontos possuem semelhanças com Piaget,
ao mesmo tempo, que também pode haver divergências entre suas visões, no
entanto, ambos tinham a criança como ser ativo.
Algumas
delas incluem os fatores internos e externos do desenvolvimento; Vygotsky diz
que o meio social influencia o interior no desenvolvimento humano. Já Piaget,
acreditava na maturação biológica, ou seja, que o desenvolvimento é gerado a
partir dos estágios vivenciados e apreendidos. No campo do conhecimento, ambos
também mantinham visões distintas. Piaget seguia a teoria de que o conhecimento
era adquirido de estágios de desenvolvimento, e a criança o vai adquirido espontaneamente
ao longo de cada fase. Vygotsky por sua vez, defendia que o homem era antes de
tudo, um ser social, por isso, seu conhecimento vinha do meio onde este estaria
estabelecido, dessa maneira, discordava de Piaget, pois o conhecimento não era
gerado do individual para o social e sim o contrário.

Dessa
maneira, ambos deram sua contribuição para a Psicologia, e Vygotsky considera
muito dos resultados obtidos nos estudos feitos por Piaget essenciais para a
psicologia, e que embora houvesse críticas em obras suas, Piaget reconheceu a
forma que Vygotsky trabalhou e concordou com elas. Por fim, é importante
salientar que, o ponto crucial de discordância foi que para Piaget a criança
era construtora de seu conhecimento através das interações que tinha com o
meio, e Vygotsky desenvolveu sua psicologia social, por isso, a sociedade e a
cultura estavam ligadas terminantemente como forma de aprendizagem.


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